Serviços

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUDITORIA E ASSESSORIA  ERP

O que é sistema ERP?
Softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
Em termos gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.
O sistema erp é composto por módulos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante; cada módulo contempla uma área da empresa e sua integração permite entender os processos que evolvem a operacionalidade do negócio, servindo de apoio à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais
Basicamente os sistemas erp encontrados no mercado são compostos por uma estrutura básica (própria de cada desenvolvedor) que permite ser customizada em função das particularidades das empresas que adquirem o software. O custo e a rapidez com que essas customizações podem ser desenvolvidas e implementadas criam um grande diferencial entre as empresas desenvolvedoras que contam (ou pelo menos deveriam contar) com equipes especialistas em todas as áreas abrangidas pelo sistema.
“O ERP controla a empresa, manuseando e processando suas informações. Todos os processos são documentados e contabilizados, gerando regras de negócio bem definidas e permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negócio, como a administração de custos, controle fiscal e estoques. A adoção desses sistemas põe fim aos vários sistemas que funcionavam de forma isolada na empresa, com informações redundantes e não confiáveis.” (MILTELLO, K. Quem precisa de um ERP? InfoExame, p. 140, mar. 1999)
Mas cuidado na hora de escolher seu ERP: fique atento ao prazo para a implantação e ao custo das customizações. Muitos fornecedores demoram anos nos processos de implantação a custos altíssimos e nem sempre os benefícios para sua empresa se concretizam.

AUDITORIA E ASSESSORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA No campo da gestão empresarial oferecemos assessoria administrativa e financeira para empresas de diversos setores econômicos. Das atividades se destacam a avaliação e o planejamento de processos de gestão de recursos humanos, de recursos materiais, de patrimônio e de produção.

ENGENHARIA DE PROCESSOS Elaborar e executar projetos de estudos e pesquisas das atividades empresariais, comerciais e produtivas, estudos de formas de aproveitamento de mão-de-obra, máquinas e equipamentos para melhorar os processos. Propor processos, métodos, equipamentos e dispositivos, correções nos tempos dos processos gerais, objetivando redução de perdas com maior produtividade e qualidade.

REGISTRO DE MARCAS No atual cenário econômico, no qual a competitividade é o combustível que move as empresas e a conquista de mercado é disputada palmo a palmo pelos concorrentes, a marca se tornou o patrimônio mais valioso de uma empresa, pois, é a identidade de um produto ou serviço perante o consumidor, que a reconhece em associação à qualidade daquilo que lhe é oferecido. A proteção da marca, portanto, é procedimento que se faz necessário e indispensável, já que é a única maneira de impedir a concorrência desleal e a pirataria. Segundo a legislação brasileira, proprietário da marca é somente aquele que a possui registrada junto ao INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, que é a autarquia federal competente para o registro de marcas e patentes em todo o território nacional, com sede na cidade do Rio de Janeiro e divisões regionais e escritórios nas capitais dos Estados. O simples registro de nome fantasia na Junta Comercial não assegura a propriedade da marca, assim como não impede que terceiro utilize e registre marca idêntica ou similar.

AVALIAÇÃO DE ATIVO Para a correta avaliação do patrimônio de uma empresa é imprescindível a avaliação da marca, patente, software, e outros ativos. O procedimento envolve uma série de especificidades e pormenores, o que exige experiência e proficiência no tema. A correta avaliação possibilita um aumento de capital e representa um lastro patrimonial que possibilita, dentre outras coisas, acesso a linhas de crédito e garantias bancárias.